SEO é a sigla para Search Engine Optimization, traduzindo, Otimização para Mecanismos de Busca. Este termo, com o passar dos anos, tem se tornado cada dia mais conhecido e presente no meio digital, levando empresas a procurarem por alguma agência especializada nesse trabalho, para auxiliar na visibilidade das páginas on-line.
Os sites de buscas são as principais ferramentas na procura por informações no universo online. O papel do SEO é tornar a página da empresa mais amigável aos buscadores, através de palavras-chave e seleção de conteúdo disponível para que ela fique mais bem colocada dentro do campo de busca orgânico nos buscadores.
Essa estratégia ultrapassa barreiras e pode ser utilizada para vários fins além do e-commerce. Na verdade, qualquer um que deseja encontrar potenciais clientes através da internet – não importando que esses leads sejam clientes de fato, prestadores de serviço ou fornecedores – pode fazer uso do SEO.
Com este post pretendemos então explicar para você como é o trabalho de uma agência de SEO, como oferecemos melhores resultados utilizando essa técnica e conquistando então a fidelidade de nossos clientes. Vale a pena conferir!
Muito além de apenas SEO
Como explicamos anteriormente, o SEO é uma soma de técnicas de otimização com a intenção de ranquear sites e páginas na web, com objetivo de aumentar o tráfego desta página, ajudando nas taxas de conversão.
O trabalho das agências têm como finalidade alcançar bons rankings orgânicos para os sites. Porém, o SEO tomou uma proporção maior, se tornando uma ferramenta de marketing digital, que também é essencial para destacar as páginas e blogs em mecanismos de busca.
É muito comum encontrar empresas que investem bastante no desenvolvimento de um site, e nada em SEO. Do que adianta todo esse investimento se poucas pessoas vêem esse site maravilhoso?
Há outro trabalho onde também são perdidos tempo e dinheiro, como por exemplo, a produção de bons conteúdos para inserir no site sem o planejamento adequado com o SEO. Se não foi feita uma análise de palavras-chave, como o público alvo irá encontrá-los?
Ok, mas e o trabalho em si?
Agências que trabalham com essa técnica são capazes de fazer um planejamento adequado da estratégia de SEO. Primeiramente é feito o estudo do público-alvo a ser atingido, para entender quem são os consumidores e como eles interagem com o site. É realizada também um estudo da concorrência, para descobrir o que as empresas fazem para fidelizar os clientes.
É feita uma análise de como está o site atualmente, verificando se ele está seguindo todas as métricas que o Google mapeia, como a performance da página, a velocidade, a estrutura dos links, etc. Verifica-se então, quais são os problemas que impedem os buscadores de indexar a página onde deseja que ela esteja, ou seja, na primeira página.
Com isso, o planejamento é feito de modo que as estratégias que forem elaboradas sejam bem otimizadas. O profissional da área pode também trabalhar a otimização de conteúdos já existentes no site, pois é comum existirem conteúdos com ótimo potencial mas que não foram criados visando a conversão de clientes.
A partir da estratégia elaborada, as agências trabalham a otimização do conteúdo criado para o site, fazendo com que mais leads se convertam em clientes para o seu negócio. Porque afinal, não adianta a estratégia de SEO atrair leads, mas não conseguir retê-los e gerar o engajamento necessário.
Caso a empresa deseje, as agências também criam um novo site e o alimentam, elaboram blogs e os conteúdos que serão inseridos. Pode também cria perfis nas redes sociais como Facebook, Instagram, YouTube, entre outras, e cuida do conteúdo e do contato com o público dessas redes.
Após as estratégias serem iniciadas, as agências conseguem avaliar semanalmente ou mensalmente se o site obteve um melhor posicionamento no ranking dos buscadores, se fez um link building – é pelos links que os sistemas de busca analisam a relevância de um site – adequado. E a partir desses relatórios, é possível alterar as palavras-chave, e melhorar a estratégia.
Indo além
O SEO pode ser separado em trabalho interno e trabalho externo. O primeiro cuida de todo o conteúdo que entra no site, atentando para detalhes como: título, descrição, densidade de palavras-chave, call to action (qualquer chamada que leve o visitante a realizar alguma ação), iscas digitais, além de um design que seja agradável e ajude com que o lead permaneça no site. Isso auxilia na conversão, e também a pontuar ainda mais a página, misturando layout e SEO. Já o trabalho externo consiste na indexação, link build, parcerias com blogs ou sites de notícia, criação de conteúdo com compartilhamento em sites, etc.
Confira abaixo as atividades das agências de SEO em ordem:
Estudo de público alvo
Elaboração de planejamento SEO
Análise estrutural e técnica do site
Análise e planejamento de link building
Otimização on page
Planejamento de palavras-chave
Otimização de conversão interna
Como pode perceber, de fato essa metodologia é imprescindível para que as empresas consigam ter visibilidade no universo digital. Ela vai garantir que você consiga otimizar tudo que está sendo realizado em seu site, ou seja, garantir que além de a página ter um tráfego maior, que esse tráfego seja engajado e mais possivelmente convertido.
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