Venda e Manutenção de Nobreak (UPS)

UPS é a sigla do inglês para Uninterruptible Power Supply, que no Brasil é conhecido como Nobreak. Um nobreak é um equipamento elétrico que fornece energia de emergência quando a energia principal de entrada falha. O nobreak difere de um estabilizador ou de um gerador, pois fornece proteção instantânea contra interrupções de energia da rede, fornecendo energia armazenada nas baterias, super capacitores ou Fly Wheel (Volantes). O tempo de autonomia da maioria dos nobreaks é relativamente pequeno (apenas alguns minutos ou horas dependendo do modelo), o suficiente para que se possa iniciar uma fonte de energia reserva como um gerador, ou desligar adequadamente o equipamento protegido.

Por contar com bateria interna ou externa, os nobreaks impedem o desligamento inesperado dos itens conectados, o que ainda contribui para preservar a vida útil dos equipamentos e a disponibilidade de tempo para você salvar seus arquivos, finalizar alguma outra atividade importante ou manter equipamentos críticos em funcionamento, por exemplo.

A primeira coisa que você precisa ficar atento na hora de comprar um nobreak é verificar se ele é monovolt, bivolt. Caso o nobreak seja monovolt, você deve ligá-lo apenas na rede elétrica 115V ou 220V, de acordo com a indicação, para não danificar o aparelho. Caso o nobreak seja bivolt (115/220V) eles podem ser ligados a qualquer rede, uma vez que o nobreak vai detectar automaticamente a tensão e vai fornecer energia pura 115V ou 220V em suas saídas.

Conheça cada tipo de potência

Quando um equipamento consome energia elétrica, podemos identificar três tipos de potência: ativa, reativa e aparente. Para simplificar, vamos explicar de forma resumida cada tipo de potência:

» A potência medida em VA é chamada de potência aparente. Ela é a potência total, a soma da potência ativa e da reativa, consumida pelas cargas dos equipamentos.

» A potência medida em W é chamada de potência ativa. É ela que de fato irá realizar o trabalho e determinar a eficiência de um equipamento.

» A potência medida em VAr é chamada de potência reativa. Ela é uma parte da potência que circula entre a carga e a rede elétrica. Ela não é consumida e não realiza trabalho, porém contribui para o aquecimento dos condutores e pode sobrecarregar fios, transformadores, nobreaks e geradores.

A partir desses componentes, encontra-se também o fator de potência (FP). Ele é a relação entre as potências ativa e aparente, sendo representado como FP=W/VA. Por exemplo, um equipamento com 500 W e 1.000 VA tem o fator de potência de 0,5, pois ao dividir 500 por 1.000 o resultado é 0,5. O valor do fator de potência de qualquer carga varia de zero a um. Uma carga com fator de potência igual a zero não realiza nenhum trabalho, porém há corrente circulando entre todos os fios e transformadores. Quando o fator de potência é igual a 1, toda a potência é consumida pela carga.

Para representar esses conceitos, pense em um copo de chopp. O líquido amarelo é a parte que realmente interessa quando se está com sede, pode ser comparado à potência em watts. A espuma não tem a função do líquido, mas ocupa espaço no copo.

Ela pode ser comparada à potência reativa. Se considerar o líquido e a espuma, encontra-se o volume total do copo, podendo ser comparado à potência aparente. Nesse caso, o fator de potência seria o volume do líquido dividido pelo volume total do copo.

Com base nesses conceitos, vamos conhecer como isso se aplica aos nobreaks.

Avaliando a potência do nobreak

Como todo nobreak tem sua capacidade máxima expressa em W e VA, na hora de escolher um nobreak é importante que você saiba o total de potência das cargas, tanto em W quanto em VA. Por exemplo, em um cenário com um computador de 65W e 130 VA, um modem de 5W e 10 VA, e uma TV smart 40” de 100 W e 200 VA, o total de potência seria 170W e 340 VA. A partir desse total de carga, deve-se buscar por nobreak com capacidade para atender um valor maior. Essa margem a mais deve ser considerada para que seja possível ampliar as cargas futuramente sem sobrecarregar o nobreak e para que ele tenha um tempo de autonomia, em que ele consegue manter os equipamentos ligados a ele funcionando em caso de falta de energia elétrica.

Por isso, nossa recomendação é escolher um nobreak com a potência duas a três vezes maior que a carga estipulada no momento do projeto. Com a carga apresentada no exemplo acima, de 170W e 340 VA, um nobreak de 600 W e 1200 VA atenderia perfeitamente. Além de garantir proteção e autonomia, ele permitiria uma futura ampliação das cargas.

Agora o mais importante é poder contar com nobreaks de qualidade, que levam a marca de uma empresa que tem credibilidade e entende do assunto.

Tipos de nobreak

Os nobreaks se diferem segundo o modo de interação com os aparelhos conectados – interativo ou online – e pelo formato de onda elétrica produzido – senoidal ou semissenoidal (retangular).

  • Senoidal

O nobreak senoidal – que pode ser tanto interativo, quanto online – é capaz de compensar variações de tensão e entrega onda de forma senoidal no modo Bateria. Esse modelo é indicado a equipamentos sofisticados, de alto desempenho ou sensíveis a variações no formato de onda, como servidores, workstations, PCs gamers e computadores dotados de fontes com função PFC

  • Nobreak interativo

O nobreak interativo é assim chamado porque aciona a bateria interna após detectar um problema na rede elétrica. Uma vez detectado, o nobreak atua, alternando do modo Rede  de operação para o modo Bateria, que permanece ativo enquanto a rede elétrica estiver fora dos parâmetros adequados de energia. Essa mudança entre os modos de operação pode durar até 8ms, mas por ser imperceptível para a maioria dos equipamentos, eles continuam funcionando normalmente, sem desligar. Os modelos interativos estão disponíveis em dois formatos de onda: semissenoidal (retangular) e senoidal.

  • Semissenoidal

O nobreak semissenoidal – ou senoidal por aproximação – compensa as variações de tensão da rede elétrica e entrega onda no formato retangular no modo Bateria. É indicado a eletrônicos simples, como TVs, desktops, roteadores, switches, câmeras, entre outros equipamentos.

  • Nobreak online

Os nobreaks online, também conhecidos como nobreaks de dupla conversão, são assim chamados porque fornecem energia aos equipamentos por meio de suas baterias, portanto, não há interrupção por tempo de comutação. Assim, um equipamento conectado a esse nobreak não irá perceber a queda de energia da rede elétrica quando ela ocorrer. O nobreak online proporciona energia contínua e de altíssima qualidade – melhor até mesmo do que a energia fornecida pela rede elétrica – aos equipamentos conectados, mesmo se sofrer falhas ou sobrecargas. Devido a essa característica e por só oferecer a versão senoidal, é o mais indicado para dispositivos críticos e sensíveis, como servidores, data center, switches, computadores de alto desempenho e equipamentos que não podem sofrer interrupção por tempo de comutação.

Benefícios do nobreak

O nobreak regula a tensão e otimiza a energia entregue aos equipamentos conectados, sem oscilações, o que é uma proteção extra. Assim, o produto irá proteger de queima, de variações de tensão, picos de energia e preservar a vida útil do seu dispositivo.

  • Garantia de segurança aos ambientes

Computadores, câmeras de monitoramento, alarmes entre outros dispositivos de segurança, estão sujeitos a ficar indisponíveis em situações de falta de energia elétrica. O nobreak evita o desligamento inesperado dos aparelhos, garantindo a segurança do local.

  • Estabilidade da tensão de aparelhos sensíveis

Oscilações de tensão na rede são potencialmente danosas aos aparelhos, que podem queimar facilmente. O nobreak protege os dispositivos da queima e preserva a vida útil destes e também atua como um estabilizador, o que assegura o bom funcionamento dos dispositivos.

  • Redução dos prejuízos operacionais

Aparelhos inativos podem gerar sérios prejuízos operacionais, afinal, hoje é difícil alguma empresa ou profissional autônomo não trabalhar com dispositivos eletrônicos. A queda de energia elétrica pode causar não só atrasos, como também danificar um hardware.

Principais cuidados para aumentar a vida útil de um nobreak

O ambiente onde o nobreak vai ser instalado pode impactar diretamente na sua vida útil, podendo reduzi-la ou aumentá-la. Por isso, quando decidir instalar um nobreak na sua empresa, leve em consideração as seguintes dicas e cuidados:

  •  Local e Temperatura

Não se deve instalar o nobreak em locais quentes, úmidos e com pouca circulação de ar. Isso porque a alta temperatura deteriora as baterias e a umidade prejudica os equipamentos. Portanto, ter uma boa ventilação no lugar, garante que o calor produzido durante o funcionamento do nobreak seja dissipado.

  • Tire a poeira

As entradas de ar do nobreak devem ser limpas regularmente. A limpeza externa do ambiente no qual o nobreak está instalado é um item muito importante para prolongar vida útil do seu equipamento. A maioria dos equipamentos possuem miniventiladores responsáveis pela circulação do ar dentro do equipamento. Assim, para evitar um acúmulo de poeira dentro do Nobreak e um superaquecimento.

A Bateria

A bateria do Nobreak dá sinais de que está no final da sua vida útil. Veja alguns exemplos

  • Em caso de queda de energia, o Nobreak desliga em menos de 15 minutos;
  • Se o Nobreak está emitindo muitos alertas sonoros;
  • A luz indicativa de funcionamento está amarela.A bateria do Nobreak tem uma vida útil de 3 a 5 anos. Mas a sua autonomia de funcionamento dependerá muito do quanto ela é exigida. Por isso, além dos sinais citados, a realização manutenção preventiva e um ambiente de trabalho em torno dos 25°C irá aumentar a longevidade e confiabilidade da sua bateria.
  • Nobreaks devem ficar conectados a energia, mesmo com a carga desligada, para evitar danos a bateria. As baterias precisam estar com uma tensão de flutuação, que evita que as mesmas se descarreguem e danifiquem. Mesmo nobreaks que são de reserva, precisam ficar conectados pelo menos 24 horas a cada 3 meses, sob pena de danos a bateria.
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá
Como podemos ajudar?