SEM é a sigla para Search Engine Marketing, que significa marketing em sites de busca. SEM é uma forma de marketing na internet, que tem o objetivo de promover websites pelo aumento da sua visibilidade nas páginas de resultados (SERPs) através do uso de publicidade paga, fazendo com que a empresa fique nas primeiras posições dos resultados de busca por palavras-chave relacionadas.
Search Engine Optimization (SEO) otimiza as páginas de um determinado site para conseguir uma melhor classificação nos resultados de busca, selecionando palavras-chave específicas associadas com o site, já o SEM utiliza vários meios de comercialização de um site para aumentar sua relevância nos resultados dos buscadores. Os maiores fornecedores de SEM são o Google AdWords , Yahoo! Search Marketing e Microsoft adCenter .
O SEM permite criar um canal direto com os consumidores que procuram por produtos e serviços, uma vez que uma empresa pode aparecer bem posicionada nos sites de busca. O posicionamento do site da empresa pode ser feito nos resultados naturais ou nos resultados patrocinados, mas independente do lugar onde um site fique bem posicionado, em todo tipo de ação SEM é possível calcular o retorno sobre o investimento (ROI) das ações realizadas com alta precisão.
As ações de SEM podem ser divididas em alguns serviços, como otimização de sites (SEO), links patrocinados, campanhas por performance e cadastro em Sites de Busca.