Que o WhatsApp caiu nas graças das pessoas, você já sabe. Não dá para deixar de lado todo o poder o aplicativo de mensagens instantâneas que literalmente resolve a vida para muitas coisas.
Você pode usar para se comunicar imediatamente com amigos, familiares e, por que não, clientes? Isso mesmo! A tendência é que o Whats, como é chamado, seja cada vez mais utilizado para atrair vendas, sobretudo por meio da nova função de status que foi liberada recentemente.
É só atualizar o aplicativo pra perceber que agora o padrão mudou. O status permite colocar imagens e vídeos interativos em vez de uma simples frase, como era antes.
No melhor estilo SnapChat, outra rede social muito popular por aqui, você posta algo que fica disponível por 24 horas para todos os contatos terem acesso.
Já pensou, então, o quanto essa função pode ser interessante para seu negócio?
Como o status do WhatsApp pode ajudar meu negócio?
Bom, a tendência atual é que as empresas, sobretudo aquelas lojas virtuais que estão cada vez mais informatizadas e usando o melhor da tecnologia, estejam cada vez mais próximas dos clientes.
A ideia é trazê-los para perto mesmo, como verdadeiros amigos e parceiros, para identificar suas necessidades e desejos. Sendo assim, é primordial contar com as melhores ferramentas para fazer com que esse procedimento dê certo.
Se você já usa o Facebook, por exemplo, gerenciando sua página e criando posts interativos, pode usufruir também do WhatsApp para isso, que possui uma comunicação muito mais ágil e otimizada.
Assim, não precisa mais esperar aquele e-mail chegar para respondê-lo. Pelo próprio aplicativo já é possível falar diretamente com os clientes, tirar dúvidas, marcar visitas e consultas, realizar orçamentos, passar dados de produtos, entre as mais diversas ações.
Já no caso do status, a mensagem deve ser sempre bem pensada para que as pessoas se sintam atraídas.
Como é um espaço livre e democrático, você pode focar em diversos conteúdos interessantes e instigantes.
Que tal postar um vídeo a respeito de uma oferta?
Vai realizar uma promoção temática?
Divulgue no Whats também! Tem uma novidade imperdível e quer que as pessoas saibam rapidamente?
Conte com essas opções!
Você pode ver que, sempre que há algo novo, o app vai notificar. A área de status fica em destaque – no iOS (iPhone), é logo a primeira função e fica azul a cada nova atualização -, então as pessoas sempre vão querer checar o que está rolando por lá.
Imagine se, ao verificar o status de sua empresa, se deparam com uma oferta ou um informativo interessante? Logo, se sentirão dispostas a tirar dúvidas e falar diretamente com você, de modo prático e eficiente
Quais as melhores estratégias?
Hoje em dia, quem é consumidor preza por alternativas competentes e cada vez mais rápidas. Ter a possibilidade de consultar determinada empresa em tempo real e já saber tudo sobre tal produto/serviço garante uma ótima experiência.
E claro que você pode aproveitar esse atendimento personalizado para instigar ainda mais o indivíduo a comprar, acessar seu site e se sentir confiante em contar sempre com suas opções.
Nessa hora, é preciso ter coerência para unir o bom marketing com o bom senso e uma conversa que deixe o cliente totalmente satisfeito e realizado.
Você, como empresa, precisa manter um equilíbrio, usando uma linguagem comum, nem tanto formal mas também não muito fora da realidade corporativa. Evite termos errados, emojis e brincadeiras invasivas. Seja sempre profissional e coerente.
O que fará a diferença será a atenção demonstrada com a pessoa. Nunca demore para responde-la e a deixe na mão.
Por outro lado, não seja ansioso e respeite o tempo de resposta dela, já que ela pode estar pensando ou consultando alguém para saber o que fazer. A dica é ser transparente, orgânico e estar sempre à disposição.
Se a pessoa comprar, é ótimo e mostra que seu objetivo foi concretizado. Mas, se ela decidir não fechar negócio, mantenha o mesmo nível de atendimento.
É preciso ter atenção com a reputação
Não é porque ela desistiu de uma compra agora que nunca mais falará com você. A oportunidade sempre existe e você nunca deve tratar ninguém com desdém.
Infelizmente, as redes sociais deram uma certa liberdade para vendedores que acham que podem se livrar das pessoas e terem autonomia para serem mais ‘’grossos’’, pouco atenciosos e até mau educados, tudo porque não estão lidando com a pessoa cara a cara e podem até bloqueá-la.
Isso, porém, é prejudicial e com o tempo leva sua reputação para o lixo. Um indivíduo insatisfeito, além de não comprar e dar crédito para seu negócio, ainda fará uma campanha contra que pode tomar proporções drásticas.
Do contrário, aquele que gosta de seu atendimento, seu produto e tudo que permeia a empresa, com certeza se sentirá seguro e confiante em se tornar um parceiro e irá indica-lo para todos os amigos e pessoas mais próximas, passando seu contato para eles e criando uma rede que pode aumentar gradativamente.
Hoje em dia, sites de vendas como a OLX, por exemplo, permitem a divulgação do número do WhatsApp nos anúncios de vendas para que as pessoas possam se comunicar mais rápido.
Assim, vários negócios são fechados rapidamente, sem maiores problemas. Lembre-se que, em tempos de consumo e ansiedade, muita gente quer as coisas na hora, em tempo recorde.
Oferecer essa opção te faz uma empresa diferenciada e com boa fama, aquela que se preocupa com o cliente e está sempre à sua disposição.
Resumo das estratégias para vender com o status do WhatsApp
Portanto, nunca deixe de ter um número de WhatsApp para lidar com seus consumidores e atrair cada vez mais vendas.
Divulgue exaustivamente por meio de suas campanhas de marketing e deixe nas informações de contato do site.
Personalize a ferramenta e aproveite o máximo do status, atualizando e ficando sempre à espera de muitas e muitas conversas.
Ah, e não seja o chato que manda aquelas mensagens de propaganda todo dia para as pessoas. Aja sempre como gostaria que agissem com você.