A questão do WordPress vs Joomla vs Drupal tem sido o foco de muitas discussões online. No debate de comparação do CMS, cada campo geralmente está convencido de que sua escolha é a melhor. Os sistemas de gerenciamento de conteúdo se tornaram muito populares. Eles deram aos usuários comuns a capacidade de criar e gerenciar sites de alta qualidade sem ser um desenvolvedor web. Consequentemente, eles ajudaram a iniciar inúmeros novos negócios, carreiras, projetos e pontos de informação.  

  De muitas opções disponíveis, WordPress, Joomla e Drupal surgiram como as mais populares. Juntos, eles cobrem cerca de 71% do mercado de CMS . Portanto, ao iniciar um novo site , você provavelmente escolherá um deles. Qual escolher? Todos os três fazem a mesma coisa: permitem criar e gerenciar sites. Todos eles também são de código aberto e, portanto, livres para usar . Quais critérios você deve usar para fazer uma escolha? Para ajudá-lo a tomar uma decisão, nesta comparação do CMS, forneceremos uma análise detalhada dos três sistemas de gerenciamento de conteúdo e seus pontos fortes e fracos. Compararemos marcadores importantes como:

  • custo do site ,
  • fácil de usar,
  • Apoio, suporte,
  • capacidade de personalizar,
  • desempenho,
  • segurança,
  • SEO e muito mais.

Embora isso não resolva o debate WordPress x Joomla x Drupal de uma vez por todas, ele visa ajudá-lo a tomar uma decisão informada sobre qual sistema usar em seu próprio projeto ou site. Antes de entrarmos na comparação real do CMS, vamos conhecer o CMS um pouco melhor.

Três dos melhores CMS de código aberto – Fatos e números

Antes de entender como esses CMS diferem entre si, vamos dar uma olhada em algumas informações e estatísticas de segundo plano. Dessa forma, você tem uma idéia melhor do que está lidando.

WordPress – A força dominante

O WordPress foi lançado em 2003. Sua principal tecnologia é PHP com um banco de dados SQL em segundo plano. Nos últimos anos, como muitos outros sites da Web, o JavaScript tem se tornado mais importante. Isso é especialmente óbvio em projetos como Calypso e o próximo editor de Gutenberg . Desde a sua criação, o WordPress teve inegavelmente a melhor execução de todos os sistemas de gerenciamento de conteúdo disponíveis.     No mercado de CMS, é o peixe grande na lagoa, com uma participação de mercado de 60% e escalada. Além disso, em breve rodará um terço completo de toda a Internet. O WordPress recentemente ultrapassou o limite de 30% para uso geral. Baseado no Internet Live Stats, isso significa que cerca de 560 milhões de sites são executados no WordPress. Também faz do WordPress o CMS que mais cresce nos últimos oito anos .  

  Somente a versão mais recente (4.9) foi baixada mais de 90 milhões de vezes . Entre seus usuários estão alguns dos sites mais conhecidos. Do New York Times sobre TechCrunch à Forbes –  muitos grandes nomes por aí escolhem o WordPress para fortalecer sua presença on-line.  

 

Joomla – o vice-campeão

Joomla!(como está escrito corretamente) foi criada em 2005, como um fork de outro CMS chamado Mambo. O nome deriva de Jumla, uma palavra suaíli que significa “todos juntos”. Isso se refere à sua natureza como um projeto de código aberto mantido por uma comunidade de voluntários. O Joomla é o segundo CMS mais popular da web. Sua participação no mercado No mercado de CMS é de 6,3%, ele alimenta 3,1% de todos os sites na Internet. Isso se traduz em aproximadamente 58 milhões de sites. No geral, ele foi baixado mais de 93 milhões de vezes . Como o WordPress, o Joomla é baseado em PHP e em um banco de dados SQL. Outras características também são semelhantes, como a divisão em um front-end (a parte visível do site) e back-end (a área de administração). Você aprenderá mais semelhanças abaixo.

Drupal – a escolha dos sites corporativos

  O terceiro candidato em nossa comparação do CMS já existe há mais tempo do que os outros dois sistemas. A primeira versão do Drupal foi lançada em 2001 e agora é a terceira solução mais popular para a criação de sites. Sua participação de mercado total é de 2,2%, o que significa que cerca de 41 milhões de sites rodam o Drupal em segundo plano. O interessante é que esse sistema é especialmente popular entre sites maiores. Entre os um milhão de sites mais populares, é realmente mais popular que o Joomla . Falaremos sobre os motivos disso mais adiante. Drupal também é o CMS tecnicamente mais avançado do grupo. Como os outros candidatos, sua principal tecnologia é PHP e também é um projeto de software de código aberto e executado pela comunidade.

WordPress vs Joomla vs Drupal – A Grande Comparação CMS

Agora que sabemos um pouco mais sobre os sistemas sobre os quais estamos falando, vamos compará-los. O que se segue é o grande confronto dos sistemas de gerenciamento de conteúdo.

Custo e Despesas

Uma consideração importante para a construção de um site é quanto vai custar . Algo que todos os três sistemas de gerenciamento de conteúdo em nossa comparação do CMS têm em comum é que eles são de código aberto e completamente gratuitos . Esteja ciente de que a  criação de um site ainda traz despesas, mesmo que o seu CMS seja gratuito. Por um lado – a menos que você tenha um servidor em casa, você precisa pagar pela hospedagem. Dependendo do tipo de hospedagem usado, os preços serão diferentes, mas a hospedagem ainda é uma despesa fixa. Você também precisará de um nome de domínio ( saiba como escolher um ) que vem com custos adicionais. Isso se aplica a todos os três CMS e é relativamente uniforme para todos eles. Eles ainda variam em custos abaixo da linha.

WordPress

As despesas adicionais mais prováveis ​​para o WordPress são plugins, temas e extensões premium. Embora o CMS ofereça muitas coisas gratuitas (como você aprenderá em breve), para algumas coisas ainda é necessário e faz sentido gastar dinheiro. Isto é especialmente verdade se você estiver executando um site profissional. Por exemplo, o WooCommerce , a solução de comércio eletrônico mais popular, é gratuito. No entanto, extensões como novos gateways de pagamento e outros recursos precisam ser comprados no mercado oficial . Os preços variam de US $ 29 a US $ 299. Esse tipo de modelo de negócios e preços é bastante típico para a esfera do WordPress. Há também um monte de extensões gratuitas.  

  Outro fator de custo pode ser uma ajuda profissional que você pode precisar para implementar coisas mais complexas em seu site. Devido à popularidade do WordPress, esses serviços estão prontamente disponíveis e acessíveis. O pagamento por hora em sites como o Upwork varia muito, mas você encontrará facilmente alguém dentro do seu orçamento.

  No geral, o WordPress é uma ótima opção para criar um site em uma escala barata. Lembre-se de que a plataforma tende a ter um pouco mais de fome de recursos do que os outros dois candidatos. Por esse motivo, isso pode aumentar o custo de hospedagem à medida que o site cresce.

Joomla

As despesas de funcionamento de um site Joomla são semelhantes ao WordPress. O software em si é gratuito, mas você provavelmente terá que escolher modelos e / ou extensões premium. Os preços no diretório oficial têm aproximadamente a mesma faixa do WordPress.

  Como o Joomla é um pouco mais complexo que o WordPress, a probabilidade de você precisar de ajuda profissional é maior. Por causa das forças de mercado (menos oferta, maior demanda), isso pode ser um pouco mais difícil, mas ainda é factível. A faixa de preço para o trabalho de desenvolvimento é praticamente a mesma em comparação com o WordPress.

Drupal

Drupal foi feito para desempenho rápido. Consequentemente, ele consome menos hardware do que seus concorrentes, o que é uma boa notícia para os custos do servidor. Você pode precisar de alguns temas premium que também custam o mesmo que para as outras duas plataformas. Por outro lado, a menos que você seja um desenvolvedor, a criação de um site com Drupal praticamente garante que você terá que pagar alguém. É de longe a solução mais complexa desta lista e não é adequada para iniciantes. Por esse motivo, os custos de desenvolvimento quase certamente precisam fazer parte do seu orçamento. Obviamente, você também pode optar por se aprofundar no sistema. Dessa forma, você está trocando tempo por dinheiro. Dependendo do valor do seu tempo, esse pode ser um investimento bom ou ruim. Aprender o Drupal provavelmente prolongará muito o lançamento do seu site.

Facilidade de uso e simpatia para iniciantes

A facilidade de uso é um dos principais pontos de venda dos sistemas de gerenciamento de conteúdo em geral. Eles permitiram que os menos entendidos em tecnologia criassem sites sem ter que ter habilidades de codificação. Por esse motivo, a usabilidade é um importante fator de decisão, especialmente para iniciantes. Portanto, ele deve fazer parte de qualquer comparação do CMS.

WordPress

A facilidade de uso é uma das maiores forças do WordPress e uma das principais razões para seu sucesso. A instalação é rápida e fácil e é chamada de instalação de 5 minutos por um motivo. Além disso, muitas empresas de hospedagem (por exemplo, Bluehost ) oferecem opções de instalação com um clique para o WordPress. Isso torna a criação de um site não mais complicada do que o envio de um formulário online. A interface do usuário do WordPress é muito simples. Ele oferece menos opções do que o seu feed de notícias do Facebook e você pode conseguir a maioria das coisas com simples cliques do mouse, como atualizar seu site. Este último também é muito importante para a segurança do WordPress .  

  A criação de conteúdo também é super fácil. Se você pode usar um processador de texto normal, pode criar postagens e páginas com o WordPress. O processo é intuitivo, incluindo adicionar imagens e outras mídias às suas postagens. O WordPress também permite incorporar conteúdo de muitos serviços externos com uma simples cópia e colagem. Para layouts mais complexos, existem construtores de páginas. Isso permite que os iniciantes criem e modifiquem a aparência das páginas com uma interface gráfica, em vez de codificar. Tudo isso também simplifica o ensino do WordPress para os clientes.

Joomla

Em termos de complexidade, o Joomla está entre o WordPress e o Drupal. Se você é uma pessoa moderadamente técnica, deve conseguir entrar rapidamente. A instalação manual do Joomla também é semelhante ao WordPress. Simplesmente baixe o software, faça o upload para o servidor e execute o script de instalação (consulte nosso guia detalhado ). Muitos provedores de hospedagem também oferecem instalações com um clique para o Joomla. Além disso, o CMS também fornece uma interface gráfica para adicionar e gerenciar artigos, mídia, menus, extensões e alterar configurações.  

  Também aqui estão surgindo criadores de páginas para ajudar os iniciantes a implementar layouts mais complexos sem precisar codificar. O Joomla também vem com atualizações com um clique. No geral, o CMS oferece mais funcionalidades prontas para uso do que o WordPress, mas, consequentemente, também é mais complexo.

Drupal

instalação do Drupal funciona da mesma forma que no CMS mencionado anteriormente. Além disso, o CMS também oferece as chamadas distribuições, que são a versão Drupal das extensões e módulos pré-instalados. Eles facilitam a criação de certos tipos de sites.

  A área de administração do Drupal oferece muitas opções de personalização desde o início. Isso lhe dá muito controle sobre o seu site. Infelizmente, no passado, isso também significava que a interface do Drupal era a mais complicada. No entanto, nos últimos tempos, houve esforços para simplificá-lo.  

  Além disso, o Drupal é a solução tecnicamente mais avançada da nossa comparação CMS. Isso também significa que requer um conhecimento prático de PHP, HTML e outras linguagens de programação para fazer alterações significativas. Isso inclui a atualização do site, que geralmente exige que você faça ajustes no código para tornar os componentes existentes compatíveis com a nova versão. Consequentemente, o Drupal vem com a curva de aprendizado mais acentuada e requer mais conhecimento. Como você pode imaginar, isso também dificulta a entrega de um site aos clientes.

Arquitetura de Suporte

Uma coisa que as soluções pagas têm a oferecer é que elas oferecem um ponto de contato central e definido. Se algo não estiver funcionando, você sabe com quem conversar. As soluções de código aberto, que por definição não têm um proprietário único, não têm isso. Por esse motivo, é importante que eles implementem outras estruturas de suporte.

WordPress

Uma das vantagens do uso do WordPress é que você se torna parte de uma das maiores comunidades online existentes. Consequentemente, existem abundantes oportunidades de apoio. Os fóruns oficiais de suporte são bem frequentados por voluntários que desejam ajudar gratuitamente. O CMS também oferece muita documentação na forma do WordPress Codex , documentação do desenvolvedor e manuais .  

  Também há uma ampla rede de blogs publicados sobre o assunto (como este), para que você possa encontrar soluções para seus problemas postados online. Os mencionados desenvolvedores e agências freelancers oferecem suporte pago quando necessário. Além disso, você também tem a opção de hospedar o WordPress gerenciado . Quando você faz isso, seu host cuida de todas as partes técnicas do seu site. Dessa forma, você pode se concentrar totalmente na criação de conteúdo e na comercialização de seu site . A plataforma em si também é bem mantida, com atualizações regulares saindo a cada três a quatro meses. Isso traz novos recursos, aprimoramentos e medidas de segurança para manter seu site uma máquina bem lubrificada.

Joomla

Como o segundo maior CMS de código aberto da Web, o Joomla também possui uma boa estrutura de suporte. O primeiro endereço é o portal de ajuda oficial . Você pode fazer perguntas e receber suporte técnico lá. A comunidade não é tão grande quanto para o WordPress, mas você ainda pode obter respostas de forma rápida e fácil. Além disso, você pode pesquisar na documentação , inscrever-se em listas de discussão e até passar por uma sala de chat dedicada do IRC . Assim como o WordPress, existem recursos de terceiros, como postagens em blogs e treinamentos pagos online. Serviços profissionais de desenvolvedores também estão disponíveis.

  Quanto à manutenção técnica, o Joomla é atualizado com mais frequência que o WordPress. Em geral, há uma nova versão secundária a cada um a três meses. Os principais lançamentos são lançados apenas uma vez por ano.

Drupal

O Drupal também vem com um ciclo de atualização regular . Os usuários podem esperar uma nova versão a cada poucos meses.  

  Se você tiver dificuldades ou perguntas técnicas, poderá contar com o suporte da comunidade na forma de documentação , fóruns de suporte e grupos de usuários . A comunidade é ativa e acolhedora, embora seja menor que os grupos Joomla ou WordPress.

Personalização do site

A capacidade de personalizar sites criados com um CMS (e o próprio CMS) é fundamental para os usuários. Os sistemas atendem a uma base de usuários altamente diversificada e precisam acomodar muitos casos diferentes. Portanto, além de um produto sólido, eles precisam oferecer maneiras de estendê-lo e modificá-lo.

WordPress

A personalização é outra vantagem da plataforma WordPress. Não há quase nada que você não possa mudar. Até as opções integradas permitem que você faça mudanças radicais no design e na funcionalidade. Desde o esquema de cores e o design do site do painel de administração até menus, widgets, imagens de fundo e imagens de cabeçalho personalizadas.  

  Além disso, existem quase 55.000 plugins e vários milhares de temas aguardando apenas para estender seu site. Qualquer que seja o objetivo ou a funcionalidade do site que você tenha em mente, provavelmente já existem temas e / ou plugins especializados. Isso nem inclui as inúmeras ofertas premium.

Os temas filhos permitem modificar quase tudo no seu site de maneira segura. Dessa forma, você pode ajustá-lo completamente às suas necessidades. Em resumo, o WordPress pode ser moldado em qualquer tipo de site que você desejar.

Joomla

O Joomla também possui um ecossistema de temas e plugins para adicionar novos recursos ao seu site. Eles também têm muitos tipos diferentes de extensões:

  • Modelos – são os mesmos dos temas do WordPress. Os modelos lidam com a aparência, a aparência e o layout do seu site, incluindo o back-end.
  • Componentes – Modifique partes do corpo da página e tenha seus próprios itens de menu no back-end do Joomla.
  • Módulos – O equivalente a widgets. Eles adicionam formulários de pesquisa, trilhas de navegação e outros componentes da página.
  • Plugins – são manipuladores de eventos que são executados apenas sob determinadas condições, como bloquear partes do conteúdo.
  • Idiomas – bastante auto-explicativo, mais sobre isso abaixo.

O que é diferente no Joomla é que não há um diretório central para temas. Em vez disso, os usuários precisam encontrar suas próprias fontes confiáveis. Para componentes, módulos e plugins, você pode usar o diretório oficial . No momento da redação deste artigo, ele contém quase 8.000 extensões do Joomla, pesquisáveis ​​por tipo, categoria, tags, compatibilidade e muito mais.

  Ao contrário do WordPress, nem tudo no diretório é gratuito. Uma boa parte é composta de extensões pagas. Além disso, nem todos os componentes são compatíveis com todas as versões do Joomla. No entanto, o mesmo pode ser dito sobre os plugins do WordPress que não são mais mantidos.

Drupal

Drupal tem tudo a ver com a criação de sites personalizados. Por esse motivo, ele vem com muitas opções de personalização integradas. Você também pode editar arquivos diretamente e personalizar quase tudo o que quiser. Consequentemente, como desenvolvedor, há muito pouco que você não pode personalizar. Além disso, como o outro CMS, o Drupal também faz parte de um ecossistema saudável. Oferece mais de 40.000 módulos e mais de 2.600 temas para adicionar funcionalidades e opções de design ao seu site.

  Devido aos padrões de codificação impostos, eles também garantem basicamente que trabalham juntos. Isso é algo que nem sempre é verdade para plugins WordPress e extensões Joomla. A instalação deles é muito mais técnica do que nos outros dois CMS.

Desempenho do site

Os tempos de carregamento da página são importantes para os visitantes e os mecanismos de pesquisa. Seu site pode ter um design premiado e o conteúdo mais valioso, mas se ele não for carregado em alguns segundos, algumas pessoas nunca esperarão para vê-lo. Isso é especialmente verdadeiro em dispositivos móveis, que ultrapassaram os computadores de mesa em números de uso . Por essa e outras razões, o desempenho precisa ser uma parte crucial de qualquer comparação do CMS existente.  

 

WordPress

O desempenho é frequentemente citado como um dos pontos fracos do WordPress. É verdade que seu foco no fornecimento de compatibilidade com versões anteriores e no suporte a versões mais antigas diminui um pouco esse aspecto. Ao mesmo tempo, isso se deve em parte à popularidade da plataforma. Embora o WordPress possa ser o menos escalável dos três CMS nesta lista, ele ainda pode alimentar sites de grande escala com tempos de carregamento de página em segundos. Como em tudo, você precisa saber o que está fazendo.  

  Primeiro de tudo, existe a hospedagem gerenciada WordPress mencionada acima . Se você optar por isso, seu provedor cuidará do trabalho pesado do desempenho do site, como cache e até atualizações do site. Além disso, a manutenção adequada do site (ou seja, não enlouquecer o número de plugins) já produzirá um site de carregamento rápido. Além disso, há muito mais coisas que você pode fazer para acelerar o WordPress . A plataforma WordPress também mostrou que pode lidar com sites com milhares de páginas e milhões de visitantes mensais. A seção de usuários notáveis já deve falar muito sobre seus recursos.

Joomla

Joomla tem uma boa reputação em relação ao desempenho. Parte do motivo é que ele possui uma funcionalidade de aprimoramento de desempenho integrada. Por exemplo, você pode ativar o cache e a compactação Gzip no painel. Ele também vem com plugins para torná-lo ainda mais rápido.

  Além disso, você deve tomar as medidas habituais, como minimizar plugins e solicitações HTTP, otimizar imagens etc. para fazer o site carregar rapidamente. Também há hospedagem específica para o Joomla, mas não é tão comum quanto no WordPress.

Drupal

A terceira opção tende a ser o sistema que produz os sites de carregamento mais rápido. Isso ocorre porque o Drupal consome menos recursos e exige mais no servidor. Isso facilita o suporte a milhares de páginas e visitantes simultâneos. Conseqüentemente, o Drupal é extremamente escalável, o que explica sua popularidade entre sites maiores. Ele também possui extensões para adicionar cache e outras coisas para tornar os sites ainda mais rápidos. Lembre-se de que, assim como o outro CMS nesta lista, ele pode ser atolado se você não souber o que está fazendo.

Segurança do site

Qualquer proprietário de site está ciente do risco inerente de executar um site. Quem não é, aprende isso rapidamente! Spam e tentativas automáticas de hackers são o nosso pão diário. Embora grande parte do ônus da segurança esteja no provedor de hospedagem , o CMS escolhido também precisa ser capaz de lidar com isso.

WordPress

No passado, o WordPress recebeu muita má imprensa no que diz respeito à segurança. Parte disso é merecida. No entanto, a perspectiva também é um pouco distorcida. Devido à sua popularidade, o WordPress também oferece um alvo maior para hackers. Com uma base de usuários tão ampla, há muito mais oportunidades para tentar a sua sorte. Além disso, o WordPress já começou a agir em conjunto. Um exemplo é que todos os sites WordPress executando a versão 3.7 e superior agora aplicam atualizações de manutenção e segurança automaticamente. Portanto, o produto principal do WordPress nunca foi tão seguro. Os problemas de segurança atuais geralmente estão relacionados a plug-ins de terceiros, não ao próprio CMS. Além disso, um dos maiores pontos fracos da segurança do WordPress é o usuário. Informações inseguras de login e sites que não foram atualizados estão entre os principais motivos pelos quais os sites são invadidos. Por esse motivo, é de sua própria responsabilidade educar-se (por exemplo, como mover o WordPress para HTTPS ) e fazer o melhor de sua parte!

Joomla

O Joomla também coloca grande parte do ônus em manter seu site seguro para o usuário. Enquanto a comunidade reage às vulnerabilidades e cria patches, a aplicação da segurança depende do usuário individual. Isso não acontece automaticamente, mas você pode fazê-lo no seu back-end. Além disso, também existem extensões para aumentar a segurança do seu site. A documentação do Joomla também oferece uma lista de verificação de segurança . Abrange tudo, desde hospedagem sobre configuração e administração até recuperação de um hack. Para proteger seu site, este é um bom lugar para começar.

Drupal

A segurança é um dos pontos fortes do Drupal e o CMS é muito seguro. Se uma vulnerabilidade for descoberta, você ouvirá sobre ela no site oficial . Os patches seguirão rapidamente. Além disso, o Drupal oferece extensões para tornar seu site mais seguro. Por exemplo, existe um módulo que cria relatórios de segurança dentro do backend. Isso ajuda a identificar e lidar com os pontos fracos do site.

    O Drupal também viu sua parcela de problemas, especialmente em 2014, quando uma vulnerabilidade de injeção de SQL levou à invasão de vários sites. Ainda assim, geralmente faz jus à sua reputação.

Motor de Otimização de Busca

SEO é uma das principais preocupações de muitos proprietários de sites. Os mecanismos de pesquisa ainda são uma das fontes mais importantes para gerar tráfego . Embora o Google não se importe com qual CMS você usa, desde que ele entregue conteúdo de uma forma que eles possam entender, a facilidade de cuidar de SEO é importante para você como usuário.

WordPress

A otimização do mecanismo de busca do WordPress é muito boa, com recursos como URLs personalizados e marcação amigável para SEO. Isso provavelmente é parte da razão pela qual foi endossado por pessoas importantes no Google. O WordPress cuida de 80 a 90% da (mecânica da) otimização de mecanismos de pesquisa – Matt Cutts (ex-chefe de spam da web no Google) Além disso, plug-ins como o Yoast SEO oferecem controle total sobre todos os aspectos do SEO e ajudam imensamente na criação de conteúdo otimizado. Nós o usamos para todos os artigos aqui na Configuração do site.

    Com o SEO móvel se tornando mais importante, o WordPress viu um grande impulso em direção ao design responsivo. Até agora, todos os temas aceitos no diretório precisam se ajustar aos dispositivos móveis por padrão. Também existem  plug – ins para oferecer suporte às Páginas para celular aceleradas do Google .

    Resumindo – em termos de SEO, o WordPress o protege!

Joomla

Fazer SEO no Joomla é um pouco mais confuso. Ele possui uma funcionalidade sólida, como reescritas de URL (para incluir palavras-chave em sua página e endereço postal), meta descrições, otimização de tags de título e até metadados como noindex e nofollow fora da caixa. É mais complicado de implementar do que com o WordPress. Especialmente iniciantes podem ter dificuldades com isso. Além disso, há uma extensão disponível para fornecer recursos extras. No geral, o Joomla é considerado menos amigável ao SEO que o WordPress.

Drupal

As melhores práticas de SEO também são muito incorporadas ao Drupal. Por exemplo, há um cache interno para tempos de carregamento de página mais rápidos (os mecanismos de pesquisa se preocupam com isso) e metatags. A plataforma também possui extensões para melhorar ainda mais seu SEO – por exemplo, uma lista de verificação de SEO ou módulo de sitemap XML. Engraçado, até costumava haver uma versão Drupal do Yoast SEO . Até agora, outro plug-in está disponível nesse endereço, mas você ainda pode vê-lo no URL. Além disso, há muitos temas Drupal responsivos para dispositivos móveis para garantir que seu site tenha uma boa aparência em telefones e tablets.

Tradução e Localização

Empresas e sites estão operando em um mercado cada vez mais internacional. Por esse motivo, eles precisam atrair visitantes de diferentes áreas do mundo. A capacidade de localizar e traduzir seu conteúdo é um recurso crucial em qualquer comparação do CMS.

WordPress

O WordPress vem dando um empurrão na direção da localização nos últimos anos. Graças a medidas como o dia global da tradução , a plataforma agora está disponível em dezenas de idiomas. Cada usuário também pode escolher o idioma de seu back-end – perfeito para equipes multilíngues.

    Além disso, o WordPress possui funções integradas para ajudar os desenvolvedores a traduzir seus temas e plugins. Também existem vários plugins excelentes para traduzir o conteúdo do site, incluindo o WordPress Multisite . Este último permite construir uma rede de sites a partir de uma instalação, cada uma com seu próprio idioma, se necessário.

Joomla

Localização e tradução são algo em que o Joomla brilha. Possui pacotes de tradução disponíveis para vários idiomas.

    Além disso, existem extensões de idioma que permitem aos usuários traduzir a área administrativa no back-end. O Joomla também possui recursos padrão para lidar com conteúdo multilíngue, para que você possa começar a criar conteúdo em outro idioma a qualquer momento.

Drupal

O Drupal foi traduzido para vários idiomas com diferentes níveis de conclusão.

    Consequentemente, você pode executar seu site no seu próprio idioma e também pode instalar mais idiomas. Multisite também está disponível com o Drupal. Além disso, a capacidade de traduzir conteúdo faz parte do núcleo do Drupal. Não há necessidade de instalar extensões para isso.

Colaboração em equipe

Poucos sites são projetos de uma pessoa. Especialmente no setor comercial e de notícias, geralmente há equipes inteiras executando cada parte de um site. Conseqüentemente, o CMS deve fornecer as ferramentas para trabalhar em conjunto de maneira eficaz.

WordPress

Para garantir uma colaboração eficaz da equipe, o WordPress oferece funções e recursos de usuário diferentes imediatamente . Dessa forma, você pode fornecer às pessoas em seu site apenas as habilidades que elas realmente precisam. Se as funções padrão não estiverem funcionando para você, plug-ins como o Editor de Funções do Usuário permitem criar soluções personalizadas para o seu site.

    Para criação de conteúdo colaborativo, o editor do WordPress oferece revisões para rastrear alterações. Além disso, existem vários plugins para aprimorar seu fluxo de trabalho editorial. Entre eles estão o Edit Flow e o Calendário Editorial . As opções de idioma acima mencionadas o tornam uma ótima opção para equipes internacionais.

Joomla

A plataforma Joomla também vem com diferentes níveis de acesso e permissões . Como o WordPress, você também pode ver o histórico do seu conteúdo para rastrear alterações ao longo do tempo. Além disso, existem diversas extensões para gerenciamento de tarefas e aprimoramentos no fluxo de trabalho, além de plugins para controlar os níveis de acesso de outros usuários.

Drupal

Drupal também oferece ferramentas de colaboração. Mesmo que a plataforma não tenha funções de usuário predefinidas, ela permite que você crie suas próprias e controle permissões para cada usuário individualmente. Embora seu foco principal não seja o uso de blogs, ainda existe uma ferramenta de revisão para trabalhar com o conteúdo em conjunto com outros autores.

Tipos de sites que você pode criar

Como deve estar claro agora, todos os sistemas discutidos nesta comparação do CMS compartilham recursos e capacidades. Isso é de se esperar, pois eles têm o mesmo objetivo: deixar as pessoas criarem e gerenciarem sites. Cada um deles tem áreas onde brilham e tipos de sites para os quais são especialmente adequados.

WordPress

Embora o WordPress agora seja um sistema de gerenciamento de conteúdo completo capaz de impulsionar qualquer tipo de site, suas raízes estão nos blogs. Por esse motivo, faz essa parte extremamente bem. Se você deseja criar um blog ou tornar o blog parte central de sua estratégia de marketing, o WordPress é o caminho a percorrer. Possui todos os recursos necessários, desde os arquivos de postagem até as taxonomias e o sistema de comentários. Enquanto os outros candidatos a essa comparação do CMS também podem ser equipados com recursos de blog, o WordPress adota algumas etapas extras. O comércio eletrônico é outra força do WordPress. O WooCommerce não é apenas a extensão de comércio eletrônico mais popular do WordPress, mas também administra quase metade das lojas online da Web .

Joomla

O Joomla, por outro lado, é o CMS mais capaz de criar redes sociais. Possui muitas funcionalidades internas para sites de associação, fóruns e outras maneiras de ativar o conteúdo gerado pelo usuário. Existem também extensões para aumentar ainda mais seus recursos nessa área. O Joomla também se destaca na área de comércio eletrônico, com muitas extensões e modelos para esse fim.

Drupal

Como mencionado, o Drupal é o CMS mais escalável dos três. Por esse motivo, é melhor criar sites grandes, personalizados e de nível empresarial. Ele também pode alimentar plataformas da comunidade com vários usuários, lojas online, redes sociais e sites de publicação.

WordPress vs Joomla vs Drupal – Opiniões de Especialistas

Você já sabe qual CMS escolher? Caso você ainda esteja em cima do muro, contatamos alguns especialistas nesta área para avaliar a comparação do CMS. Aqui estão as respostas deles: Travis Totz, Agência Digital da Tribo Moderna : Tivemos experiência em todas as três plataformas CMS e costumávamos trabalhar em todas elas ao longo de nossa longa história. Honestamente, com o tempo, simplesmente descobrimos que, quando se tratava de projetos Drupal e Joomla, cerca de seis a nove meses após a conclusão de grandes construções, nossos clientes voltavam para receber mais treinamento sempre que um editor / parte interessada seguisse em frente. No entanto, quando se tratava de grandes projetos WordPress, os usuários pareciam descobrir. Esta é uma grande vantagem para iniciantes. A usabilidade e a enorme adoção da comunidade também foram ótimas para nós como agência, assim como para os usuários que estavam começando.O WordPress é nosso CMS favorito há muitos anos por causa desses aspectos e de muitos outros. Criamos muitas soluções de nível corporativo no WordPress e é, sem dúvida, a melhor plataforma a ser construída em cima de nossa equipe. O Tribe conseguiu integrar algumas tecnologias realmente incríveis no WordPress e mostra sua flexibilidade – sem mencionar todas as oportunidades que a API WP REST agora nos permite tirar proveito. Jenni McKinnon, WP Pros (e) : Sou desenvolvedor web há mais de 18 anos e lembro-me bem da moda dos blogs quando começou. Eu experimentei o Drupal, WordPress e, mais tarde, o Joomla. Decidi desde cedo que me focaria no WordPress.Ainda assim, avaliei todas as três plataformas pelo menos algumas vezes, à medida que as atualizações eram lançadas para cada uma delas ao longo do tempo. Após cada revisão, decidi seguir o WordPress e há várias razões profissionais para isso.Como o WordPress é apoiado por uma forte comunidade de código aberto, existem muito mais opções e plugins disponíveis. Obviamente, há uma curva de aprendizado para usar a plataforma. Mas provou valer a pena, considerando que, a longo prazo, é muito mais eficiente e quase fácil de desenvolver com o WordPress, além de alcançar resultados profissionais e incríveis.

Comparação CMS – Qual é o caminho certo para você?

Os sistemas de gerenciamento de conteúdo de código aberto têm sido uma força de mudança na web. Eles permitiram que várias pessoas construíssem e mantivessem sua própria presença na web. Com o tempo, WordPress, Joomla e Drupal surgiram como os mais populares. Como projetos de código aberto baseados em PHP, esses três sistemas têm muito em comum com a forma como eles abordam a criação de sites. Ao mesmo tempo, existem muitas diferenças, tornando-as ideais para diferentes grupos-alvo. Por esse motivo, essa comparação do CMS é menos sobre o que é o melhor em geral, mas mais sobre qual é o melhor para você e seus propósitos. Para ajudá-lo a tomar essa decisão, vamos resumir rapidamente o acima:

  • WordPress – amigável para iniciantes e permite que você comece rapidamente. Mesmo sem nenhuma experiência em codificação, você ainda pode criar um site altamente funcional, adequado para grandes quantidades de tráfego. A plataforma WordPress é personalizável, segura, SEO e compatível com dispositivos móveis, fácil de localizar e colaborar, além de fácil de transmitir aos clientes. Ele também tem de longe a maior comunidade e ecossistema, mas pode ser um desafio em escala.
  • Joomla – Se você está procurando um meio termo entre poder pronto para uso e facilidade de uso ou uma boa opção para redes sociais e comércio eletrônico, o Joomla pode ser o ideal para você. Possui uma curva de aprendizado mais íngreme, um ecossistema menor e é menos amigável ao SEO. Ainda é uma opção muito sólida usada por grandes marcas.
  • Drupal – Finalmente, se você pretende criar sites enormes com recursos extensos e personalizações ilimitadas, o Drupal pode ser o caminho a seguir. Oferece muito fora da caixa e é construído para desempenho. Ao mesmo tempo, não é absolutamente adequado para iniciantes. Por esse motivo, você precisa do orçamento para contratar um desenvolvedor ou tempo para aprender as regras, incluindo a codificação.

Enquanto estamos aqui na Configuração do site como o WordPress (já que nosso site é baseado nele), a escolha é sua. Você precisa dar uma olhada nos recursos e capacidades de cada CMS e depois decidir qual é o mais adequado para seu projeto, site ou necessidades.

Fonte: websitesetup Se você está pensando em desenvolver um site, entre em contato conosco, Seja lá qual for a sua idéia ou o tipo de projeto que você tem em pensamento nós conseguimos te ajudar, que tal conversar com algum especialista e tirar sua ideia do papel? (19) 97131-2744 Atendimento para toda região: Sumaré, Hortolândia, Americana, Atibaia, Cosmópolis, Holambra, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jundiaí, Louveira, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Rio Claro, Salto, Santo Antônio de Posse, Valinhos, Vinhedo. #Criaçãodesites #PresençaNaWEB #PrimeiraPaginadoGoogle