SERP é a sigla em inglês para Search Engine Results Page, que em português significa “Página de Resultados”.
SERP é um termo técnico para representar as páginas que exibem os resultados em uma busca na Internet.
As SERP’s variam conforme as palavras-chave procuradas, e são compostas normalmente por resultados naturais que aparecem do lado esquerdo da busca. Por norma, cada SERP é de no máximo dez resultados por página.
Normalmente, as SERP’s são apresentadas na seguinte estrutura: título da webpage com link, duas linhas com uma descrição breve sobre o conteúdo daquela página ou texto relacionado a palavra-chave, e uma última linha com opções, como cache da página, versão alternativa ou tradução.
SERP é um dos principais motores de busca do Google, Yahoo!, Bing e outros, e pode incluir vários tipos de listas: contextual, algorítmicos ou busca orgânica, bem como links patrocinadas, imagens, mapas, definições, vídeos e etc.
Webmasters usam Search Engine Optimization (SEO) para aumentar seu ranking em sites com uma determinada palavra-chave, e como resultado, muitas vezes, os webmasters verificam SERP’s para rastrear sua busca de progresso.